Conceito de Geografia

Geografia: importante ciência para entender nosso planeta

Conceito

Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa.
Importância do estudo

A Geografia é uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o planeta em que vive. Para isso, esta ciência dispõe de diversos recursos matemáticos e tecnológicos. A estatística, por exemplo, é muito usada na área da pesquisa populacional. Os satélites são fundamentais na elaboração de mapas, além de fornecerem dados importantes para a verificação de mudança na vegetação do planeta.

No Brasil, o estudo da Geografia é obrigatório para os alunos do Ensino Fundamental e Médio e deve ser oferecido pelas escolas.

Principais áreas da Geografia e exemplos de temas estudados por cada área:

- Geografia Física: relevo, rios, vegetação.
- Geografia Humana: população (crescimento demográfico, alfabetização, migração, etc).
- Geografia Política: relações políticas, conflitos entre nações.
- Cartografia: elaboração e interpretação de mapas
- Geografia Turística: desenvolvimento do turismo mundial e regional.
- Geografia Urbana: desenvolvimento das cidades, planejamento urbano.
- Geografia Social: problemas sociais (violência, desemprego, falta de habitação)
- Geografia Agrária: questões ligadas ao campo (meio rural)
- Geomorfologia: formas da superfície terrestre
- Climatologia: climas, temperatura e fenômenos climáticos (seca, furacões, tempestades)
- Hidrografia: estudo dos recursos hídricos (mares, rios, lagos, oceanos).

Curiosidade:

- O profissional que atua em Geografia é conhecido como Geógrafo.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Recursos didáticos e sua importância para as aulas de Geografia


A escola aparece cada vez menos como meio privilegiado de aquisição de conhecimentos, seja de qual área for. Disso resulta para o aluno uma espécie de distorção, na medida em que a escola não satisfaz as curiosidades nascidas na rua, em casa ou nos livros. O professor acha-se cada vez mais incapacitado para satisfazer as legítimas curiosidades dos seus alunos. Surge então a importância de recursos didáticos que prendam a atenção dos educandos, deixando a aula dinâmica e participativa, para que eles se interessem pelo assunto trabalhado e o auxiliem nas suas curiosidades.

Assim, o professor tem que buscar recursos que visem à realidade do aluno. A música, a televisão, aliados aos documentários e slides, podem refletir e tirar dúvidas do cotidiano. Esses recursos didáticos tornam as aulas mais dinâmicas e menos monótonas, sendo mais um suporte para o educador em suas aulas, quando busca prender mais a atenção do aluno. Para que se torne uma boa “arma” é preciso que o professor conheça diversos gêneros, buscando sempre o “universo dos alunos”, para que eles possam entender e se apropriar do contexto trabalhado.
Esses materiais didáticos são muito importantes e servem como meios para auxiliar a docência, facilitando a aprendizagem, buscando mais significado e positividade. Conforme definição do livro Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado, os recursos didáticos são materiais utilizados com maior ou menor freqüência em todas as diciplinas, as áreas de estudos ou atividades, seja quais forem as técnicas ou métodos empregados, visando auxiliar o educando a realizar sua aprendizagem mais eficiente, construindo um meio para facilitar, incentivar ou possibilitar o processo de ensino aprendizagem.

Pensando em tantos desafios no trabalho docente atual, é imprescindível a busca por metodologias que possibilite a inserção do aluno no processo de construção do saber, em meio a uma sociedade dinâmica e contrastante. Esses novos recursos servem para que o aluno descubra seu próprio mundo, esclareça suas dúvidas, valorize o ambiente que o cerca e entenda que não é apenas com o livro didático que vai adquirir os conceitos geográficos.

Os recursos servem, ainda, para que o professor reflita sobre o real significado de ensino de Geografia na atualidade e sobre os métodos empregados por ele em sala de aula. E, consequentemente, para a superação da visão tradicionalista do ensino, baseada no simples repasse de conhecimento. Portanto, existem várias formas de facilitar o aprendizado do aluno por meio de diversos tipos de linguagem, como a utilização de filmes, canções, poemas, documentos escritos, documentários, visita a museus, produções literárias e viagens de campo, que são de enorme valia para a prática docente e possibilitam a construção do conhecimento sólido, visando o pleno desenvolvimento do educando, bastando para isso, ele mesmo querer entender o contexto trabalhado.

Entende-se que se o aluno é incentivado a agir e não apenas a ser receptor, aí sim, ocorre a aprendizagem. É necessário criar estratégias para tornar agradável o processo de ensino-aprendizagem e colocar o aluno como condutor desse processo. Para isso, é preciso planejar, replanejar e estar sempre associando teoria e prática na busca da realização dos objetivos.

Para que haja uma aprendizagem significativa é preciso considerar as vivências do educando, levando-o a perceber-se como agente transformador da sociedade, num ambiente participativo e colaborador. É necessário que o aluno seja incentivado e se sinta motivado a construir pré-requisitos indispensáveis para a leitura do mundo, e, para tal, é importante que o método utilizado se relacione com o cotidiano dos alunos e com os conceitos trabalhados.

Portanto, os recursos didáticos tornam-se “armas” indispensáveis para uma educação de qualidade, que pode ter ótimos resultados quando se utilizam os recursos certos nos momentos certos, e com uma adequada preparação por parte do professor

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