Conceito de Geografia

Geografia: importante ciência para entender nosso planeta

Conceito

Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa.
Importância do estudo

A Geografia é uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o planeta em que vive. Para isso, esta ciência dispõe de diversos recursos matemáticos e tecnológicos. A estatística, por exemplo, é muito usada na área da pesquisa populacional. Os satélites são fundamentais na elaboração de mapas, além de fornecerem dados importantes para a verificação de mudança na vegetação do planeta.

No Brasil, o estudo da Geografia é obrigatório para os alunos do Ensino Fundamental e Médio e deve ser oferecido pelas escolas.

Principais áreas da Geografia e exemplos de temas estudados por cada área:

- Geografia Física: relevo, rios, vegetação.
- Geografia Humana: população (crescimento demográfico, alfabetização, migração, etc).
- Geografia Política: relações políticas, conflitos entre nações.
- Cartografia: elaboração e interpretação de mapas
- Geografia Turística: desenvolvimento do turismo mundial e regional.
- Geografia Urbana: desenvolvimento das cidades, planejamento urbano.
- Geografia Social: problemas sociais (violência, desemprego, falta de habitação)
- Geografia Agrária: questões ligadas ao campo (meio rural)
- Geomorfologia: formas da superfície terrestre
- Climatologia: climas, temperatura e fenômenos climáticos (seca, furacões, tempestades)
- Hidrografia: estudo dos recursos hídricos (mares, rios, lagos, oceanos).

Curiosidade:

- O profissional que atua em Geografia é conhecido como Geógrafo.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Agroecologia, uma alternativa sustentável para o homem do campo

"Agroecologia, uma alternativa sustentável para o homem do campo"



A agroecologia é uma proposta de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável. É um meio pelo qual agrega saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares de comunidades na produção agrícola da espaço geográfico.

A agricultura desenvolvida baseada na agroecologia é muito importante para a conservação do solo, pois, as práticas agroecológicas são baseadas na exclusão da homogeneização das paisagens de cultivo, ou seja, nesse tipo de produção agrícola, o desenvolvimento do cultivo é dinâmico, produzem-se diversos produtos em um mesmo espaço de terreno sem ter o desgaste de um único nutriente do solo, esse desgaste acaba sendo em menor porcentagem que um só tipo de cultivo.

Essas práticas se baseiam na pequena propriedade, na força de trabalho familiar, em sistemas produtivos complexos e diversos, adaptados às condições locais e ligados a redes regionais de produção e distribuição de alimentos.

A agroecologia vai além das técnicas orgânicas de cultivo, pois inclui elementos ambientais e humanos, é, praticamente, um modo de vida que busca resgatar e valorizar o conhecimento tradicional da agricultura de base familiar.

Portanto é imprescindível que o agricultor desenvolva meios para que possa conservar o meio ambiente e produzir de maneira mais sustentável, aí é que a agroecologia é muito importante, pois ela é um sistema de produção que procura imitar os processos como ocorrem na natureza, evitando romper o equilíbrio ecológico que dá a estabilidade aos ecossistemas naturais. É uma tradição fundada em conhecimentos praticados pela maioria das culturas antigas em todo o mundo e pelas comunidades que vivem em contato mais próximos com a natureza. A base fundamental da agroecologia é entender a propriedade agrícola como um todo. É muito importante entender que deve haver interação entre todos os seres vivos. As plantas devem relacionar-se com os microorganismos que desenvolvam nutrientes, com as minhocas que soltam o solo para que as raízes cresçam, com os insetos que servem de alimento para os inimigos naturais. Nas lavouras em que se trabalha a agroecologia é muito natural ver todo o tipo de organismo como insetos, aranhas, lesmas, nematóides, bactérias, fungos e algas. Sabe-se que todos os seres possuem papel importante no equilíbrio deste ecossistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário